-

O Piedoso uso do Véu [Leia +]

Leia em PDF quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Download: PDF
Upload: Skydrive
Upado por: José
Fonte:donzelacrista
Link: Mirror1

Antigamente, todas as mulheres utilizavam véus na Santa Missa. Era obrigatório que, ao menos no momento de receber a Sagrada Comunhão, as moças, senhoras e meninas estivessem com a cabeça coberta. Após o Concílio Vaticano II, a Igreja entendeu por bem retirar a obrigatoriedade do piedoso uso do véu. Contudo, o fato de não ser obrigatório não quer dizer que está proibido. Muitas mulheres ao redor do mundo mantiveram este belo costume.
O uso do véu tem, inclusive, motivação bíblica!

Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta falta ao respeito ao seu senhor. E toda mulher que ora ou profetiza, não tendo coberta a cabeça, falta ao respeito ao seu senhor, porque é como se estivesse rapada. 

Se uma mulher não se cobre com um véu, então corte o cabelo. Ora, se é vergonhoso para a mulher ter os cabelos cortados ou a cabeça rapada, então que se cubra com um véu. 

Quanto ao homem, não deve cobrir sua cabeça, porque é imagem e esplendor de Deus; a mulher é o reflexo do homem. Com efeito, o homem não foi tirado da mulher, mas a mulher do homem; nem foi o homem criado para a mulher, mas sim a mulher para o homem. Por isso a mulher deve trazer o sinal da submissão sobre sua cabeça, por causa dos anjos. Com tudo isso, aos olhos do Senhor, nem o homem existe sem a mulher, nem a mulher sem o homem. Pois a mulher foi tirada do homem, porém o homem nasce da mulher, e ambos vêm de Deus. Julgai vós mesmos: é decente que uma mulher reze a Deus sem estar coberta com véu?(I Cor 11, 4-13)



No Brasil, é tradicional que as mulheres solteiras utilizem véu branco e as senhoras casadas, ou com mais idade e que não pretendem mais casar-se utilizam o véu preto, mas também podem utilizar o bege. Acredito que há outras opções, como o cinza.
Há quem diga que o véu é um sinal machista, mas essa opinião é, no mínimo, absurda. A Igreja sempre cobriu com véus tudo o que é sagrado. Um bom exemplo? Os Sacrários! Nós, mulheres, como sacrários vivos que somos, estaríamos prestando uma honra grandiosa a Nosso Senhor se, humildemente nos cobríssemos a cabeça. Além disso, estaríamos imitando a Virgem Santíssima! Querem coisa melhor?
Acreditem ou não, o piedoso uso do véu(que também pode ser um sacramental como por exemplo medalhinhas, o escapulário, etc.) também nos ajuda a assistir a Santa Missa com uma maior devoção. Ficamos mais centradas, olhando menos para os lados. Gostou da idéia? Compre um pedaço de renda, ou vá até a livraria Lumen Christi no Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, ou algum outro lugar que você conheça e obtenha logo o seu véu. Eu já tenho o meu!

FONTE

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário aqui!